domingo, 21 de outubro de 2012

日本語

O japonês é a língua oficial do Japão (e apenas do Japão). Estima-se que o nihongo tenha de 127 a 130 milhões de falantes e é a 9ª língua mais falada do mundo, ficando apenas 3 posições atrás da nossa língua, o Português.
Essa língua possui um sistema de escrita que corresponde a três "alfabetos": Kanji, hiragana e katakana.

Kanji (漢字): São os ideogramas mais complexos do japonês. De origem chinesa, os kanjis foram introduzidos no século III e podem ter de 1 a 23 traços. Não existe uma certeza ao que se refere ao número exato de kanjis, estima-se que, ao todo, existam 40.000 kanjis. Mas calma! Você não tem que aprender todos esses. O Ministério da Educação Japonês definiu os kanjis mais importantes e mais usados no cotidiano. Esses são "só" 1945, e são aprendidos durante os 9 anos de escola. Um único kanji pode ter várias leituras, dependendo do que vem acompanhado dele.

Hiragana(仮名): Bem mais simples que os kanjis, tem poucos traços e são utilizados para palavras que não possuem kanji, partículas e entre outros. Existem 104 caracteres que correspondem ao hiragana. 

Katakana (片仮名): O último dos silabários, o katakana nada mais é que uma "outra forma" de escrever os hiraganas. Eles existem para escrever onomatopeias, nomes científicos, palavras que o autor quer dar destaque e nomes estrangeiros. 

Nas próximas aulas começarei a explicar sobre o hiragana e ensinarei suas pronuncias. 

まったね!

Kimono 着物


O Kimono é a vestimenta tradicional do Japão e talvez a mais conhecida por nós, ocidentais. A palavra kimono significa, literalmente "coisa de se vestir", uma vez que "ki" vem do verbo vestir (kiru) e "mono" significa "coisa". 
Até o século 19, o Kimono era usado no dia a dia por crianças, homens e mulheres, mas com a influência exercida pela Europa na Era Meiji, esta vestimenta tradicional foi perdendo espaço para os vestidos e ternos que eram amplamente importados para o país. Mesmo que não seja mais usado como roupa do cotidiano, o japonês ainda usa do Kimono para participar de festivais ou casamentos. O kimono pode ter seu corte e cores mudados conforme a ocasião. 

Existem uma série de acessórios que complementam o kimono. Alguns deles são:


Geta (下駄): São tamancos/sandálias (como preferir) de mandeira. Usado por questões práticas (não sujar um kimono caro, por exemplo), tem vários tipos como o Zori e Okobo. Dependendo do tipo é usado com meias. 

Obi (): Laço usado ao redor do kimono, pode variar de cor. Os mais sofisticados são usados pelas mulheres, enquanto os mais simples são usados pelos homens. A posição do laço do obi indica sua posição. O Obi atado atrás indica que a mulher que o usa é uma geisha, enquanto que se o contrário ocorre (ele é atado na frente) indica que a mulher é uma prostituta. 

O Kimono não é simplesmente uma roupa. Ele carrega uma parte da identidade de um povo milenar, que encanta com sua cultura. Essa vestimenta é só um fragmento que representa os costumes da Terra do Sol Nascente. 

はじめ!

Eu ia começar com uma mega introdução cheia de kanjis, katakanas e hiraganas, mas achei melhor me conter, afinal de contas falamos português (pelo menos acredito que você, que está lendo essas palavras, saiba o que eu estou falando)
OMG, mas um blog sobre o Japão, mas que m É, meu amor. Mais um blog sobre o Japão. Mais uma maluca que quer morar para aquelas bandas. Mais uma pessoa que quer aprender japonês. Acostume e lide com o fato de que eu não sou a única. 
Aqui falaremos (obviamente) sobre o Japão, mas nada me impede de postar sobre a Coréia ou a China. Eu queria fazer um blog para apenas ensinar japonês, mas não tem graça falar apenas da língua de um país quando você pode falar dele como um todo, não é mesmo?
Aguardem, pois pelo menos uma vez por semana tentarei trazer posts sobre a Ásia e sua maravilhosa cultura (Por mim seria todo dia, mas obrigações de gente grande me impedem ser mais ativa nesse novo projeto).

「パチ♥」