domingo, 21 de outubro de 2012

Kimono 着物


O Kimono é a vestimenta tradicional do Japão e talvez a mais conhecida por nós, ocidentais. A palavra kimono significa, literalmente "coisa de se vestir", uma vez que "ki" vem do verbo vestir (kiru) e "mono" significa "coisa". 
Até o século 19, o Kimono era usado no dia a dia por crianças, homens e mulheres, mas com a influência exercida pela Europa na Era Meiji, esta vestimenta tradicional foi perdendo espaço para os vestidos e ternos que eram amplamente importados para o país. Mesmo que não seja mais usado como roupa do cotidiano, o japonês ainda usa do Kimono para participar de festivais ou casamentos. O kimono pode ter seu corte e cores mudados conforme a ocasião. 

Existem uma série de acessórios que complementam o kimono. Alguns deles são:


Geta (下駄): São tamancos/sandálias (como preferir) de mandeira. Usado por questões práticas (não sujar um kimono caro, por exemplo), tem vários tipos como o Zori e Okobo. Dependendo do tipo é usado com meias. 

Obi (): Laço usado ao redor do kimono, pode variar de cor. Os mais sofisticados são usados pelas mulheres, enquanto os mais simples são usados pelos homens. A posição do laço do obi indica sua posição. O Obi atado atrás indica que a mulher que o usa é uma geisha, enquanto que se o contrário ocorre (ele é atado na frente) indica que a mulher é uma prostituta. 

O Kimono não é simplesmente uma roupa. Ele carrega uma parte da identidade de um povo milenar, que encanta com sua cultura. Essa vestimenta é só um fragmento que representa os costumes da Terra do Sol Nascente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário