O japonês é a língua oficial do Japão (e apenas do Japão). Estima-se que o nihongo tenha de 127 a 130 milhões de falantes e é a 9ª língua mais falada do mundo, ficando apenas 3 posições atrás da nossa língua, o Português.
Kanji (漢字): São os ideogramas mais complexos do japonês. De origem chinesa, os kanjis foram introduzidos no século III e podem ter de 1 a 23 traços. Não existe uma certeza ao que se refere ao número exato de kanjis, estima-se que, ao todo, existam 40.000 kanjis. Mas calma! Você não tem que aprender todos esses. O Ministério da Educação Japonês definiu os kanjis mais importantes e mais usados no cotidiano. Esses são "só" 1945, e são aprendidos durante os 9 anos de escola. Um único kanji pode ter várias leituras, dependendo do que vem acompanhado dele.
Essa língua possui um sistema de escrita que corresponde a três "alfabetos": Kanji, hiragana e katakana.
Hiragana(平仮名): Bem mais simples que os kanjis, tem poucos traços e são utilizados para palavras que não possuem kanji, partículas e entre outros. Existem 104 caracteres que correspondem ao hiragana.
Katakana (片仮名): O último dos silabários, o katakana nada mais é que uma "outra forma" de escrever os hiraganas. Eles existem para escrever onomatopeias, nomes científicos, palavras que o autor quer dar destaque e nomes estrangeiros.
Nas próximas aulas começarei a explicar sobre o hiragana e ensinarei suas pronuncias.
まったね!
Nenhum comentário:
Postar um comentário